Esta é uma lista de títulos conquistados pelo São Paulo Futebol Clube nas diferentes modalidades esportivas do clube.
Em quantidade de títulos, o São Paulo Futebol Clube é o mais vitorioso do futebol brasileiro.[1] É o clube que tem mais conquistas nos três principais torneios de futebol disputados por clubes nacionais: Campeonato Brasileiro (seis títulos), Copa Libertadores da América (três títulos) e Campeonato Mundial de Clubes (três títulos).[2]
Pelo Campeonato Brasileiro o Tricolor do Morumbi é o único clube a ser campeão em todas as décadas da competição e o único a ser tricampeão seguido — 2006, 2007 e 2008.[2]
Já pelo Campeonato Paulista, o Tricolor Paulista é o clube mais vezes campeão pela Federação Paulista de Futebol com vinte títulos de 1941 até hoje. É o clube que mais vezes foi campeão paulista profissionalmente — desde 1933, vinte títulos. Além de ter a melhor média de títulos por idade — ano de fundação — no Campeonato Paulista e de tê-lo conquistado em todas as décadas da competição.[3][4][n.b. 1]
Ainda pelo campeonato estadual e considerando uma década o período entre o ano 0 e o ano 9 (como em 1940 a 1949), o clube é o que mais vezes recebeu, juntamente com Corinthians, a "coroação" de Rei da Década, cinco (década de 40 — cinco títulos — década de 70 — três títulos — década de 80 — cinco títulos — década de 90 — três títulos — e década de 2000 — três títulos.[n.b. 2] Se considerada entre o período do ano 1 até o ano 10 (como em 1941 a 1950) e seguindo diversas publicações editorias, o São Paulo passa a ser absoluto nessa conquista com quatro títulos[3] (as mesmas décadas anteriores mas sem a década de 2000, ainda não finalizada nesse cenário).[2]
O São Paulo Futebol Clube chegou a conquistar sete títulos com sua equipe principal em 1993, quando o Tricolor do Morumbi foi campeão da Taça Libertadores, da Supercopa Libertadores, da Recopa Sul-Americana, da Copa Europeia/Sul-Americana e dos torneios Ciudad de Santiago, Santiago de Compostela e Troféu Jalisco. Já conquistou também a tríplice coroa três vezes — uma delas internacional, em 1992 e as outras duas nacionais, em 1992 e 2005 — e a quádrupla coroa internacional uma vez, em 1993.[2]
O clube possui diversos outros esportes tais como atletismo, basquete, boxe, ginástica, handebol, tênis e vôlei, mas nenhum deles alcança a projeção do futebol por, entre outros motivos, serem amadores e provenientes do complexo social do clube. Porém, esporadicamente, tomam proporções maiores ao alçar esportistas como Éder Jofre e Adhemar Ferreira da Silva porém sem a mesma força do futebol.[5][6]
O São paulo também teve a honra de ter revelado atletas do nível de João do Pulo[7] e Aurélio Miguel[8] e ter sido escolhido como casa dos já consagrados Marcelo Negrão e Janeth Arcain.
Índice:
![]()
O "São Paulo Futebol Clube" é uma associação esportiva brasileira. Fundado em 1930 e refundado em 1935 após um breve período de inatividade, é um dos principais clubes esportivos do país e do mundo. Possui alguma tradição em outros esportes que não o futebol — sua principal modalidade e única profissional — tais como o atletismo e o boxe.
É o clube mais bem sucedido do futebol brasileiro, conquistou vinte e dois campeonatos estaduais, seis Campeonatos Brasileiros — além de ser o único a conquistá-lo três vezes seguidas em 2006, 2007 e 2008 —, três Libertadores e três Mundiais.
No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no ranking da CBF, onde aparece em quinto. Já pelas classificações da revista Placar, Folha de São Paulo e RSSSF ele aparece sempre em primeiro.
O Tricolor do Morumbi, como é conhecido popularmente, também é um dos maiores clubes do mundo ocupando a sexta colocação segundo a Folha de São Paulo. Pelo ranking da CONMEBOL atualizado até 2006, o clube é o primeiro entre os brasileiros e o sétimo no geral entre os países participantes. Já para a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela FIFA e que produz mensalmente um ranking de clubes, o Tricolor Paulista, outro nome pelo qual é conhecido, é o nono melhor clube atualmente e o 17º. melhor de todos os tempos.
No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo da Floresta, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores.
Como conquistas, o Tricolor Paulista venceu o Campeonato Paulista de 1931 em seu segundo ano de vida, e conseguiu sagrar-se vice em 1930, 1932, 1933 e 1934. Foi também vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1933. Portanto, o Tricolor Paulista, clube recém fundado, estava no topo do futebol local, um fato extraordinário, mas nem tanto se levadas em considerações suas origens vencedoras.
Porém o São Paulo da Floresta viu-se obrigado a fechar suas portas devido ao erro grave de comprar uma suntuosa sede na Rua Conselheiro Crispiniano, um pequeno palácio conhecido como "Trocadero", ao custo de 190 contos de réis, dívida esta que não foi saldada. A solução encontrada foi, então, fundir-se ao Clube de Regatas Tietê ao dia 14 de maio de 1935 e se desfiliar da APEA.
Após a fusão com o C.R. Tietê, alguns antigos sócios do Tricolor Paulista, inconformados com a fusão, decidiram restabelecer o clube, surgindo assim no dia 4 de junho de 1935 o Clube Atlético São Paulo. E no dia 16 de dezembro de 1935 ressurgiria o São Paulo Futebol Clube que, depois de tantos empecilhos e ressurreições, ganhou o apelido de "Clube da Fé" do jornalista Thomaz Mazzoni.
