Aquivo...

 

HISTÓRIA DO CLUB

Clubes do Brasil   -   Clubes do Mundo
 
Tricolor SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Fundado em 16/Dezembro/1935 - São Paulo/SP
End.: Pça. Roberto Gomes Pedrosa, 1 CEP 05653-070
Estádio Cicero Pompeu de Toledo (Morumbi)
capacidade: 80.000 pessoas
Sites: www.saopaulofc.net | www.spfc.com.br
História

 - Até hoje ha controversias sobre a data de fundação do clube. Foi 1930 ou 1935? - O São Paulo FC nasceu em 26 de janeiro de 1930, da fusão entre o Clube Athlético Paulistano e Associação Athletica das Palmeiras; O uniforme escolhido levou o branco e o vermelho do Paulistano e o preto e branco da AA das Palmeiras. Em 1935 o São Paulo fundiu-se novamente, desta vez com o Clube de Regatas Tietê, adotando o nome deste. Alguns dirigentes não gostaram de perder o seu São Paulo, deixaram o Tietê e, no dia 16 de dezembro de 1935, criaram novamente o São Paulo FC. A Federação Paulista de Futebol reconhece os titulos do antigo São Paulo da Floresta para o clube atual, a contra-gosto dos rivais.

A primeira partida de futebol do clube foi realizada em 1930, contra a equipe do CA Ypiranga. São Paulo 1x0 Ypiranga, gol marcado pelo atacante Formiga. E, a maior goleada aplicada pelo Tricolor em clássicos paulistas, aconteceu no dia 18 de junho de 1944, São Paulo 9x1 Santos. - Serginho Chulapa é o maior artilheiro da historia do clube com 242 gols marcados.

Mascote » Santo São Paulo, foi criado na década de 40 por um cartunista do jornal A Gazeta Esportiva, a imagem do santo agradou a todos os São-paulinos e permanece até hoje como mascote oficial do clube. O verdadeiro santo morreu jovem, mas o simbolo é um velhinho.

No periodo entre 1985 a 1994, o São Paulo levantou mais de trinta taças. As mais importantes foram o bi-Mundial Interclubes e o bi da Libertadores em 1992 e 1993.

O primeiro Interclubes teve a marca de Raí. Em grande fase, o craque marcou os dois gols na vitória contra o Barcelona. No ano seguinte, foi Müller o nome do jogo na vitória por 3x2 em cima do Milan, marcando o gol do título com o traseiro. Telê Santana foi o treinador da equipe na maioria das conquistas neste perído.

Entre os grandes idolos do São Paulo podemos citar Artur Friendereich, Leônidas da Silva, Valdir Perez (mais de 600 partidas pelo tricolor) e Rogério Ceni (com mais de 700 partidas), Falcão, Cafu, Dario Pereyra, Teixeirinha (jogador que defendeu por mais de 16 anos as cores do clube, entre 1939 e 1956), o Mestre Telê Santana - treinador eternizado pela torcida; e Adhemar Ferreira da Silva, bi-campeão Olimpico do atletismo e Éder Jofre, campeão mundial de boxe.
 
Goleiro artilheiroO Grande Ídolo
Rogerio Ceni iniciou carreira no voleibol, jogando inclusive na Seleção de Mato Grosso disputando os jogos Estudantis brasileiro. Aos 16 anos foi chamado para um teste no Sinop (MT), iniciando sua carreira como profissional em 1990. Sua etréia na Seleção Brasileira foi contra o Mexico em 06/12/1997 pela Copa das Confederações, entrando na partida durante o segundo tempo. A ultima em 21/08/2002 contra o Paraguai em amistoso, entrando no 2° tempo.
- O 1° titulo de sua carreira foi em 1990, campeão estadual do Mato Grosso pelo Sinop e, pelo Tricolor foi a Copa São Paulo de Juniores de 1993.
Em 23/07/05, contra o São Caetano, Rogerio Ceni se transforma em recordista de jogos pelo tricolor - 617 partidas - e recebe a visita em campo de Valdir Peres, o antigo recordista.
- Até abril de 2008, Rogerio Ceni já havia feito 79 gols oficialmente reconhecido pela fifa, tornando-se recordista na posição ao lado de Chilavert, pois não é "normal" goleiros serem artilheiros, esse não é o caso de Rogerio Ceni.

 

 

 

Contato

 

Campeonato Paulista!

  ______________________

 


  • Visitantes Online

  • free counters
    Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi

    Quinze de agosto de mil novecentos e cinqüenta e dois é uma data que terá de ser lembrada para sempre na história do Tricolor. Foi nesse dia que Cícero Pompeu de Toledo - são-paulino histórico - lançou a pedra fundamental daquele que seria o maior estádio particular do planeta Terra por muito tempo.

    Toledo não lançou somente a pedra fundamental, com seus sonhos e esperanças para a nação são-paulina. Emprestou também o seu nome para uma aventura que eternizaria a grandeza do São Paulo para sempre.

    Em 02 de outubro de 1960, foi realizada a primeira festa de inauguração, com uma partida contra o Sporting Lisboa, vencida pelo São Paulo com um gol de Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho.

    O árbitro foi Olten Ayres de Abreu, ex-atleta e são-paulino ilustre, hoje conselheiro vitalício. Uma semana depois, o Tricolor engrossou sua lista de craques com os palmeirenses Djalma Santos e Julinho Botelho, além do corintiano Almir Albuquerque. E mais uma vez o São Paulo saiu vencedor, desta vez por 3 x 0, contra o Nacional de Montevidéu, com gols de Canhoteiro e Gino (2).

    Em 25 de janeiro de 1970, pouco menos de 18 anos depois, o clube inaugurava 720 metros de arquibancada e o gigante já era o maior do mundo, com o jogo São Paulo 1 x 1 Porto de Portugal, gols marcados por Waltemiro Fernandes Pessoa (Miruca) e Vieira Nunes, para o Porto. Um gigante que se levantava da terra com 50 mil metros cúbicos de concreto e seis mil toneladas de ferro. O sonho tinha virado realidade, graças ao esforço de muitos são-paulinos, que emprestaram paixão, suor e trabalho.

    Nesses cinqüenta anos, o Morumbi sempre foi o palco preferencial das grandes manifestações artísticas e esportivas ocorridas em São Paulo, com destaque para a missa rezada pelo Papa João Paulo II, em 3 de julho de 1980. E acompanhando a evolução, o Morumbi também se modernizou. Diminuiu sua capacidade para 80 mil lugares, visando oferecer total segurança e conforto para seus espectadores, atendendo a determinações da FIFA.

    O gramado tem dimensões de 108,00 x 72,00 metros com sistema de irrigação computadorizado e grama tipo bermudas. Há ainda 02 bancos de reservas cobertos com capacidade para até 15 atletas e comissão técnica e 01 abrigo para representantes, totalmente adaptados para campeonatos internacionais. O sistema de iluminação é dotado de 256 projetores que proporciona 1500 LUX de iluminação por ponto. O estádio conta com área para deficientes físicos com 92 lugares para cadeiras de rodas e 102 lugares para acompanhantes. Para o público o Morumbi conta com lanchonetes Habib´s, sistema de som e 2 placares eletrônicos.

    No interior do Estádio se situam cinco vestiários sendo 04 para equipes e 01 vestiário para árbitros, 2 auditórios para entrevistas coletivas, departamento de fisioterapia, sala Anti Dooping, tribuna de imprensa térrea totalmente equipada com sala de estar, telefone público, sala de fax, bar e WCs, 06 cabines de rádio e 04 de televisão, 12 tribunas de honra, edifício garagem, posto policial e posto médico emergencial.

    No anel intermediário do estádio localiza-se toda a parte administrativa com refeitório, sala de vídeo tape, arquivo, memorial (sala de troféus), salão nobre, auditório para 240 pessoas, incluindo a sala da presidência e salão para reuniões de diretoria.
  •  

     


    https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3673065485053792644&rl=t